Resumo - Gênesis 19

Os dois anjos chegaram a Sodoma ao anoitecer, e Ló estava sentado à porta da cidade. Ao vê-los prostou diante deles. Ló insistiu para que os anjos o acompanhassem até sua casa, ele os alimentou, eles ainda não tinham ido deitar quando os homens da cidade de Sodoma cercaram a casa de Ló. E pediram para que Ló trouxessem os homens para que tivessem relações sexuais com eles.

Disse-lhes Ló: Não eles são meus amigos! Não façam essa perversidade! Disse ainda Ló tenho duas filhas que são virgens, vou trazê-las e vocês fazem com elas o que bem entenderem.

Os homens de Sodoma gritaram para que Ló saíssem da frente, então empurraram Ló com violência para arrombar a porta. Os visitantes puxaram Ló para dentr de casa e fecharam a porta. Depois feriram os homens de Sodoma nos olhos e eles ficaram cegos.

Os dois homens (anjos) disseram a Ló, você tem mais alguém na cidade? Genros, Filhos ou Filhas, ou qualquer outro parente, tire-os daqui, porque vamos destruir este lugar.

Então Ló avisou a todos mas os genros que iam casara com as filhas de Ló acharam que ele estava brincando. Ao raiar do dia os homens (anjos) apressaram a Ló para que ele levasse sua mulher e filhas, senão eles também seriam mortos quando a cidade fosse castigada.

Então os homens (anjos) tomaram Ló, sua mulher e filhas e os tiraram da cidade, porque o Senhor teve misericórdia deles. Um dos homens disse a Ló fujam e não olhem para trás, fujam para as montanhas ou vocês serão mortos.

Ló pediu para que eles fossem para uma pequena cidade que ficava ali perto e os homens permitiram, e disse-lhe atenderei o seu pedido, não destruirei a cidade qual você fala.

Chegand Ló na cidade de Zoar, já era dia, fez o Senhor chover do céu fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra. Toda a cidade, suas planícies e vegetação foram destruídas. A mulher de Ló desobedeceu a ordem dos homens (anjos) e olhou para trás, imediatamente ela se transformou em uma coluna de sal.

Pela manhão Abraão olhou para a cidade de Sodoma e Gomorra e viu fumaças densas subindo da terra como fornalha.

Ló saiu de Zoar e foi para as montanhas com suas duas filhas e ficaram morando em cavernas. A filha mais velha de Ló disse: Nosso pai já está velho, e não há homens que nos possua, vamos dá vinho a nosso pai. Então deitaram com ele para preservarem a sua linhagem. Na noite seguinte novamente deram vinho a ele e a mais nova se deitou com ele, e ele não percebeu o que fizera com suas filhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário